Download Gratis DVD Sambra de Latada - Ao Vivo Josildo Sá & Paulo Moura
“O forró, assim como o samba, é um coletivo. O samba não nasceu na Bahia, nem tampouco é carioca. O samba, até os anos 30, era denominado de batuque de negros. Vem de semba (umbigada) - isso não se tem nem dúvidas. Disseminou-se por todas as regiões para onde se levaram os escravos. Pro caboco nordestino, até uns 50 anos atrás, ir a uma festa onde houvesse cabocas, bebida, comida e música pra dançar era ir a um samba. Quando pirralho, em Campina Grande (PB), cansei de ver sambas, que aconteciam nos sítios próximos ao Alto Branco (hoje um bairro chique), na época distante do Centro e próximo do mato. Nos forrós tocavam-se mais sambas do que o próprio baião. Abdias estava na moda, com seus sambas de latada. Latada, pros que não sabem, é terreiro, de chão batido, coberto com folha de zinco. Luiz Gonzaga, que fez de um tudo, foi um dos primeiros a gravar sambas de latada, a exemplo de Pão duro, parceria com o baiano Assis Valente. Um samba que tem os meneios e o jeito direto de ir ao assunto do nordestino, em geral, e do pernambucano, em particular. Esta conversa toda é pra chegar em Josildo Sá, Paulo Moura e no samba de latada, que a dupla resgatou do limbo. Um trabalho de suma importância de Josildo, que trouxe de volta o forró sambado, que andava esquecido desde que o purismo do pé-de-serra elegeu o xote como o ritmo e o tripé sanfona, triângulo e zabumba como a instrumentação correta. Nada a ver. Quem foi aos sambas nos sítios e arrabaldes nordestinos até os anos 60 (chegando aos 70) viu o forrobodó acompanhado por sanfona, violão de sete, cavaquinho, banjo e palhetas ou sopros, desde que se encontrasse alguém que tocasse instrumentos caros feito esses. Josildo Sá encontrou não apenas o instrumento, mas também um dos maiores instrumentistas que este Brasil já viu. Uma parceria que acabou em disco premiado, shows estados afora e uma música pra não deixar ninguém parado, o que, aliás, é o objetivo do samba de latada, uma música que, feito o frevo, entra na cabeça e acaba no pé. O disco (e o monte de shows que a dupla fez) merecia ser visto por muito mais gente. E é isso que este DVD proporciona: a possibilidade de assistir à azeitada parceria de voz e instrumentos, mais transpiração, inspiração e movimento. Comentar qualquer uma das interpretações é ser redundante. São 17 músicas, na base do “cante de lá que eu toco de cá”. Paulo Moura e Josildo Sá fazem uma música brasileira pura, e sem gelo, uma compilação de grandes autores, que vão de Zé Dantas (Forró de Mané Vito), a Paulo Moura (Mulata), passando por Jacinto José (O trem pega) e Cecéu (com o contagioso Forró do poeirão). Os dois são acompanhados por um time de cobras criadas, tendo como voz-guia o clarinete de Paulo Moura. A direção de Arísio Coutinho Filho pegou bem o espírito da coisa e o vetusto e centenário Teatro de Santa Isabel nunca esteve tão balançado. Pra mim, Quixabinha, de Josildo e Anchieta Dalí, diz tudo. Resume esta parceria tamporosa, que durou pouco, mas que vai perdurar muito. Preciso escrever mais nada não. Precisam apenas escutar Quixabinha, com Josildo Sá e Paulo Moura no Santa Isabel, e se deixar levar pelo resto do repertório.” (Texto de José Teles)
DVD Sambra de Latada - Ao Vivo Josildo Sá & Paulo Moura
1. Fibra
2. Quixabinha
3. Cumpade Zé De Bina
4. Forró De Mané Vito
5. Fulosinha
6. Nêga Buliçosa
7. Mulata
8. Na Água Do Bebedouro
9. Maré Cheia Part. Esp.: Spok
10. Forró Do Poeirão
11. Pot-Pourri: Forró Do Bole-Bole / Cadeira De Balanço
12. O Trem Pega
13. Dom Francisco, Dom Tomé
14. Menina Da Noite
15. Baile Do Sertão
16. Pro Paulo
17. Forró Do Poeirão
Extras - Making Of: Fotografias De Ensaio E Do Show
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